ESPM-Sul criam figurino para espetáculo de dança
13:52:00UnknownEstudantes de Moda da ESPM-Sul criam figurino para espetáculo de dança contemporânea
O figurino de um espetáculo teatral não é composto apenas por vestimentas. Muitos outros
elementos e significados estão envolvidos em seu processo de concepção. Cada um deles carrega a função de transparecer sentimentos e valores, por meio da interpretação de suas cores, texturas e formas. No olhar do espectador, acontece a identificação do simbolismo apresentado no conjunto das peças de roupas associado aos elementos cênicos. A garantia de que a mensagem certa será bem comunicada por intermédio das vestes é o resultado do trabalho de figurinistas que estudaram o tema da apresentação e souberam traduzi-lo na forma de tecidos e assessórios que compõem o perfil das personagens e a atmosfera da peça. Para a realização disso, é necessário levar em consideração diversos aspectos, como temperamento das personagens, orientações de iluminação e espaço do palco a ser utilizado, o conceito por trás do roteiro e a forma física dos intérpretes.
À frente da produção dos figurinos do espetáculo de dança contemporânea “SeteOito”, estão duas alunas do curso de Design de Moda da ESPM-Sul, Stanzi Fensterseifer e Victória Capaverde, dirigidas pelo professor Antonio Rabadan. Para iniciar o processo de confecção as estudantes assistiram ao ensaio da peça – que tem direção cênica da atriz e diretora Claudia Sachs e atuação dos bailarinos Marco Fillipin e Thais Petzhold –, e fizeram análises do que seria necessário para a realização de cada cena e se, para facilitar a movimentação no palco, seriam exigidas roupas mais flexíveis ou tecidos mais resistentes.
O espetáculo tem como intuito oferecer ao público a reflexão sobre um mundo dinâmico onde a impermanência é essencial à vida. Revelar que as combinações são infinitas e que a vida é movimento. Levando em consideração que a obra tem como objetivo retratar tipos de relações entre pessoas, cada troca de figurino foi pensada com um propósito individual: as roupas íntimas fazem referência à parte mais pessoal dos relacionamentos, como diálogos delicados, brigas, amores; as vestes formais caracterizam dois aspectos, eventos mais sociais que muitos casais frequentam e o dia a dia de trabalho; já as roupas largas e casuais tem a intenção de desfigurar os atores, com estruturas que aumentam os braços e impossibilitam o contato entre eles, demonstrando o afastamento em uma relação, seja ele na base do romance ou amizade.
Com grande experiência na área de espetáculos teatrais, o Professor, Cenógrafo e figurinista Antonio Rabadan propõe o estudo conceitual para essa montagem, onde Stanzi e Vitoria realizaram uma análise dos moldes e materiais que poderiam ser reutilizados de um projeto anterior, o desfile Senso Fashion Day, realizado em junho na ESPM-Sul. Esse processo ocorreu junto com a direção e o elenco do espetáculo. O "SeteOito" propõe a interação com o público, que é convidado a intervir em todos os momentos do espetáculo, desde a construção do roteiro até a decisão do desfecho que ele trará. A participação da plateia se dá na escolha das combinações entre coreografias, trilhas sonoras, objetos cênicos e até mesmo figurinos. Refletindo em cima disso, as alunas optaram por manter o padrão xadrez das estampas, que tem como propósito estabelecer uma visão mais comum das roupas, gerando empatia com o público ao fazer com que qualquer espectador possa se colocar no lugar dos atores.
Em companhia de toda equipe (direção e elenco), foi exposto o projeto, pretendendo captar a opinião do grupo sobre a sinalização dos ajustes finais (elaboração das modelagens necessárias para a produção e reedição dos trajes). Em sequência, foi produzido um ensaio fotográfico com o elenco, visando o caimento e efeito visual das peças de roupas para o material de divulgação.
A temporada do espetáculo “SeteOito” começa em 23 de outubro e se estende até o dia 8 de novembro, de sexta a domingo, às 20h, na Casa Cultural Tony Petzhold (Av. Cristóvão Colombo, 400), em Porto Alegre.
https://www.youtube.com/watch?v=mDVOy2wqXSE
0 comentários